Temas

Links úteis

Abuso sexual é qualquer forma de atividade sexual não consentida. Consentimento é a expressão livre e voluntária de concordância para qualquer atividade sexual. O agressor pode invadir a intimidade e o corpo da vítima com uso de força, ameaças, ou manipulação. O abuso sexual pode ter natureza física, psicológica e verbal.

Educação que visa fornecer informações sobre saúde sexual, contracepção, consentimento, relacionamentos saudáveis e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

É um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino, dos direitos das mulheres e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.

Uma pessoa que sente atração sexual por pessoas do sexo oposto.

A forma como uma pessoa se identifica, seja como homem, mulher, ou outra identidade de gênero.

Um acrônimo que representa a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e queer.

Um conjunto de comportamentos e atitudes que discriminam as mulheres e as tratam como inferiores aos homens.

Atração emocional, romântica ou sexual por outra pessoa. Essa pessoa pode ser do mesmo sexo, de sexo oposto, ambos e também há pessoas que não sentem atração por outras, chamadas de assexuais.

Quando uma pessoa recebe dinheiro ou outros benefícios em troca de relações sexuais.

Período de desenvolvimento físico e hormonal que marca a transição da infância para a adolescência. Nos indivíduos do sexo femino, ela se manifesta inicialmente entre 8 e 13 anos com o surgimento das mamas, e posteriormente, o surgimento de pelos pubianos e a ocorrência da menstruação. Nos indivíduos do sexo masculino, ela se inicia entre os 9 e 14 anos, com o aumento dos testículos, e posteriormente, o desenvolvimento de pelos pubianos e faciais, mudança na voz. Ambos os sexos podem apresentar acne, mudanças na disposição da gordura corporal, odores.