É uma doença causada pelo vírus HIV que pode ser transmitida através do sexo sem proteção, compartilhamento de agulhas ou de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação. Ele não é transmitido via oral, abraço ou aperto de mão. A não tratamento da Aids pode levar a morte, porém com os avanços da medicina, a expectativa de vida de um portador do HIV se assemelha a de um indivíduo não portador do vírus.
Uma infecção fúngica que pode afetar a vagina ou outras partes do corpo.
- Sintomas: Corrimento vaginal esbranquiçado; coceira leve, moderada ou forte; ardor vaginal; dor ou desconforto ao urinar.
- Tratamento: Pode ser tratada com a aplicação direta de medicamentos antifúngicos na área afetada. (Um médico deverá ser consultado)
É uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias que pode afetar o trato genital, a garganta ou o ânus.
- Sintomas: dor no pé da barriga, corrimento amarelado fora do período menstrual e também dor e sangramento durante a relação sexual.
- Tratamento: A gonorreia pode ser tratada com antibióticos. (Um médico deverá ser consultado)
O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo vírus do herpes simples que provoca o aparecimento recorrente de bolhas pequenas, dolorosas e cheias de líquido nos órgãos genitais e ao seu redor. O vírus infecta, por vezes, outras partes do corpo, incluindo a boca, o esôfago, os olhos e o cérebro.
- Tratamento: Nenhum medicamento pode eliminar a infecção, mas medicamentos antivirais podem ajudar a aliviar os sintomas e ajudar a resolvê-los um pouco mais cedo. (Um médico deverá ser consultado)
Também conhecidas como DSTs. Infecções Sexualmente Transmissíveis – são infecções que se espalham de pessoa para pessoa através do contato sexual (oral, anal ou vaginal) sem preservativo. Pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto, gestação ou amamentação.
É um tratamento com medicamentos antirretrovirais que deve ser iniciado o mais rápido possível (preferencialmente nas primeiras 72 horas) após a exposição ao HIV, como em casos de sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas. A PEP é uma medida de emergência e deve ser utilizada apenas em casos específicos, não sendo uma forma rotineira de prevenção. (Um médico deverá ser consultado)
É um método de prevenção no qual uma pessoa soronegativa para o HIV toma regularmente um medicamento antirretroviral para evitar a infecção pelo vírus. É indicado para pessoas que se consideram em risco de contrair o HIV, como aquelas com um parceiro sexual soropositivo ou que não usam preservativos com frequência. É importante lembrar que a PrEP não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). (Um médico deverá ser consultado)
É uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias que pode afetar o corpo inteiro se não for tratada.
- Sintomas: Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e caroços pelo corpo que não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada
- Tratamento: A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. (Um médico deverá ser consultado)